Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Puberdade:

A puberdade ocorre só na adolescência das pessoas, é um período em que ocorrem mudanças fisiológicas e biológicas. É nesse período que o corpo das crianças vai amadurecendo – e podem gerar filhos. Nesta fase são observadas mudanças, tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas.
O começo da puberdade varia para cada pessoa. Pode acontecer entre os 10 e os 14 anos (para os meninos) e entre 9 e 13 anos (para as meninas).
Em algumas meninas, a partir dos 13 anos de idade, e em meninos, a partir dos 14 anos de idade, ocorre a ausência de qualquer característica de desenvolvimento físico ou sexual. Isso é chamado de puberdade atrasada.
O inicio da puberdade nos meninos ocorre entre os 11 e 12 anos. Começam mais atrasados do que as das meninas. Aumento dos órgãos genitais, aparecimento da barba e aparecimento de pêlos nas regiões pubianas são os primeiros sinais da puberdade nos garotos.
A puberdade feminina tem início quando a menina tem sua primeira menstruação. Geralmente a partir dos dez anos a menina cresce vários centímetros em pouco tempo, sua cintura se afina, os quadris se alargam, os seios começam a avolumar-se e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas. As glândulas sudoríparas se desenvolvem, tornando o odor do corpo mais intenso e provocando maior sudorese nas axilas. Essas mudanças causam uma sensação de insegurança e inquietação na menina e culminam com a primeira menstruação.


Os sinais da puberdade nos meninos e meninas são:

Meninos










Primeira ejaculação (esperma ou gozo – a partir daí, o menino já pode gerar filhos), crescimento do pênis e testículos, aparecimento de pêlos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito, crescimento lento e prolongado, aumento dos músculos, alargamento dos ombros e a voz torna-se mais grave.



Meninas:
Desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas, crescimento rápido e curto, aumento da bacia (ficando com o quadril mais largo). Também ocorre a primeira Menstruação (a partir daí, a menina já pode gerar filhos).












Bullying




Bullying:
A palavra bullying é ultilizada para
descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
bullying
é denominado por Dan Olweus em três termos essenciais:

1.o comportamento é agressivo;
2.o comportamento é executado repetidamente;
3.o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Tipos de Bullying:
*insultar um defeito de uma pessoa.
*Ataques físicos.
*Fazer com que a vitima faça o que não quer.
*Chatagem
*Expressões ameaçadores.
*Fazer com que a vitima passe por situações vergonhosas.
*Isolamento da vitima
*e muitos outros...

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Grupo:Ian,Matheus,Kristopher e Tiago
Redação:Ian.
Pesquisa:Ian,Kristopher e Matheus.
Imagens:Ian e Tiago.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cidades Mineiras




















Trilhas


Ecoturismo nas cidades mineiras

1- Pousadas e chalés na Serra do Cipó

A Serra do Cipó possui a melhor infraestrutura de Minas Gerais e seus parques são belíssimos. O melhor jeito de reservar com descontos as pousadas e igressos de cachoeiras é através da Central de Atendimento ao Turista.

Melhores Pousadas

As pousadas foram selecionadas por oferecerem custos atrativos e terem a garantia de hospedagens com opções variadas de conforto.




Pousada Quintal da Serra


Os imóveis de temporada são selecionados e fotografados. Antes das reservas serem feitas tem que haver a disponibilidade de vaga e confirmação de pagamento de sinal.

2. Trilhas em Minas Gerais:

Serra do Cabral
Atividade: moto trail
Extensão da trilha: 65,64 quilômetros Elevação mín: 654 metros, máx: 1.169 metrosAltura acum. subida: 982 metros, descida: 620 metrosGrau de dificuldade: Fácil

Glaura Minas Gerais
Atividade: trekking
Extensão da trilha: 43,4 quilômetros Elevação mín.: 749 metros, máx: 1.117 metrosAltura acum. subida: 1.147 metros, descida: 1.469 metrosGrau de dificuldade: Moderado

Pico dos Marins
Atividade: trekking
Extensão da trilha: 6,06 quilômetros Elevação mín.: 1.559 metros, máx: 2.413 metrosAltura acum. subida: 824 metros, descida: 59 metrosGrau de dificuldade: Difícil


Fonte:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/search.do?all=yes&from=0&to=50&res=on&activity=&country=BR&region=BR.15&near=Minas%20Gerais
http://centralecoturismo.com.br/

Pesquisa, Redação e Busca de Imagens:
Deborah

Turismo



Aliciamento de menores *Trabalho Infantil

O trabalho infantil no Brasil é proibido, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas, mesmo assim, milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a lavoura, campo, fábrica ou casas de família. Muitos deles sem receber remuneração alguma, alguns, apena o alimento para servir à família.

Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.

Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz,isto é,o adolescente que trabalha e,ao mesmo tempo,recebe formação técnica referente ao curso que este freqüentando.

De acordo com o site www.guiainfantil.com.br, “A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Não é o que vemos na televisão. Achamos um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, deixando seqüelas nessas vítimas indefesas, mas costumamos aplaudir crianças e bebês que tornam-se estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais.Mas infelizmente essa é a realidade de nosso país.”















Vídeo Trabalho Infantil:







*Grupo: Isabela Reis, Maria Gabriela Steiger, Milena Ruffo.

Tarefas: Redação-Milena Ruffo e Maria Gabriela Steiger

Pesquisa: Milena Ruffo,Maria Gabriela Steiger e Isabela Reis

Pesquisa de vídeos: Isabela Reis

Pesquisa de Fotos: Milena Ruffo

Fontes:

http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/TRABIN1.HTM

http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pontos Turísticos


Tiradentes

Tiradentes é um dos centros históricos mais bem preservados do Brasil, além de ser uma cidade turística tombada pelo patrimônio histórico.
Entre seus monumentos, podemos citar a Matriz de Santo Antônio, fundada em 1970, que é a segunda igreja em ouro no Brasil.Citamos também a Câmara Municipal e o Chafariz São José, construções de grande valor histórico.

Tiradentes está localizada no sudeste do estado de Minas Gerais.

As principais atividades econômicas de Tiradentes são: o turismo, a extração de cristal de rocha e as indústrias artesanais de móveis e ourivesaria.
Entre os monumentos históricos, destacam-se as igrejas de Santo Antônio (1710) – com portada e esculturas do Aleijadinho –, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1727) e Nossa Senhora das Mercês (1769).Entre alguns de seus pontos turísticos,destacam-se a cachoeira Bom Despacho,Marco Estrada Real e Mangue entre outros.

Cachoeira Bom Despacho

















Marco Estrada Real
Mangue
O local das primeiras explorações de ouro da região, tem como atrativos principais as piscinas naturais, a cachoeira do mangue, o calçamento dos escravos e o mundéu de decantação, que era utilizado para a lavagem do ouro.

Fontes http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes_(Minas_Gerais)http://www.tiradentesgerais.com.br/pontos_tur.htm

Grupo: Carolina Rodrigues, Ana Carolina e Deborah
Redação:Carolina Rodrigues, Ana Carolina e Deborah
Pesquisa:Carolina Rodrigues, Ana Carolina e Deborah
Busca de imagens: Carolina S. Rodrigues