Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Puberdade: Como cuidar do seu corpo?

Na puberdade, é comum você transpirar sem motivo, mesmo que não esteja fazendo nenhuma atividade física.Isso gera alguns cheiros que nem você, e nem quem está próximo de você, gosta, como os cheiros debaixo das axilas etc.

Então,aqui vão 3 dicas importantes para você ficar sempre limpo(a) e cheiroso(a):

1º - Para as axilas: tome banho todo dia com um sabonete neutro e água morna. Isso ajudará a lavar todas as bactérias que contribuem para o mau cheiro. Vestir roupas limpas, meias e roupas a cada dia também pode ajudá-lo a sentir-se limpo. Se você suar muito, pode achar que as camisas, camisetas, meias e cuecas feitas de algodão ou outros materiais naturais o irão ajudar a absorver o suor com mais eficiência. E use constantemente o desodorante, pois ele não deixa o mau cheiro voltar com tanta facilidade depois do banho.

2º - As vezes os hormônios podem agir de uma maneira muito “forte” e fazer com que nasça “barba” e “bigode”. Para tirar você pode usar um creme de barbear junto com gilete ou um creme, que faz com que o pelo caia pela raiz. Se tiver alergia ao gilete e ao creme e se não quiser irritar sua pele, a menor maneira de se barbear é usando o barbeador elétrico. Ele corta quase que até a raiz e não agride a pele. Caso se não tenha o creme de barbear e fique com vergonha de perguntar ao seu pai, mãe ou não possa comprar, pegue um sabonete e faça espuma com ele. Depois passe essa espuma no rosto e use a gilete, o resultado é o mesmo. Mas lembre-se: nunca passe a gilete “a seco”,sem nada, pois ela agride a pele e a deixa mais áspera.

3º - Na adolescência, sentimos muita fome. Pois estamos crescendo e precisamos de energia, pois gastamos muito e facilmente. Mas se comer demais, você acabará engordando e se achará “mais feio do que já é”. Por isso, estabeleça horas fixas para comer e coma coisas que te deixem satisfeito. Comidas de rua como: hambúrgueres, salgados, refrigerantes etc. só farão você engordar ainda mais, portanto evite ter essa alimentação, pois você comerá e pouco tempo depois sentirá fome (pois não alimentam). Isso fará você engordar do mesmo jeito. Tenha uma alimentação saudável. Também faça exercícios físicos, mas não de 5 em 5 minutos, dê uma moderada, pois você não é de ferro e isso prejudicará seu crescimento.


FONTES:

http://musculacaohoje.blogspot.com/2010/07/conheca-os-beneficios-e-os-riscos-do.html

http://cuidadossaude.com/2010/06/cuidados-de-higiene-a-ter-com-o-corpo-na-adolescencia/

Coisas Que Todo Garoto Deve Saber - autor Antônio Carlos Vilela

Mais Coisas Que Todo Garoto Deve Saber - autor Antônio Carlos Vilela


Pesquisa: Rodrigo Faria Ribeiro e Rafael Müller Scafuto

Redação: Rodrigo Faria Ribeiro e Rafael Müller Scafuto

Busca de Imagens: Rodrigo Faria Ribeiro

Idéia para o post: João Vitor Holladery

Um comentário: