Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Puberdade:

A puberdade ocorre só na adolescência das pessoas, é um período em que ocorrem mudanças fisiológicas e biológicas. É nesse período que o corpo das crianças vai amadurecendo – e podem gerar filhos. Nesta fase são observadas mudanças, tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas.
O começo da puberdade varia para cada pessoa. Pode acontecer entre os 10 e os 14 anos (para os meninos) e entre 9 e 13 anos (para as meninas).
Em algumas meninas, a partir dos 13 anos de idade, e em meninos, a partir dos 14 anos de idade, ocorre a ausência de qualquer característica de desenvolvimento físico ou sexual. Isso é chamado de puberdade atrasada.
O inicio da puberdade nos meninos ocorre entre os 11 e 12 anos. Começam mais atrasados do que as das meninas. Aumento dos órgãos genitais, aparecimento da barba e aparecimento de pêlos nas regiões pubianas são os primeiros sinais da puberdade nos garotos.
A puberdade feminina tem início quando a menina tem sua primeira menstruação. Geralmente a partir dos dez anos a menina cresce vários centímetros em pouco tempo, sua cintura se afina, os quadris se alargam, os seios começam a avolumar-se e surge uma leve pilosidade no púbis e nas axilas. As glândulas sudoríparas se desenvolvem, tornando o odor do corpo mais intenso e provocando maior sudorese nas axilas. Essas mudanças causam uma sensação de insegurança e inquietação na menina e culminam com a primeira menstruação.


Os sinais da puberdade nos meninos e meninas são:

Meninos










Primeira ejaculação (esperma ou gozo – a partir daí, o menino já pode gerar filhos), crescimento do pênis e testículos, aparecimento de pêlos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito, crescimento lento e prolongado, aumento dos músculos, alargamento dos ombros e a voz torna-se mais grave.



Meninas:
Desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas, crescimento rápido e curto, aumento da bacia (ficando com o quadril mais largo). Também ocorre a primeira Menstruação (a partir daí, a menina já pode gerar filhos).












Nenhum comentário:

Postar um comentário