Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FATOREXIA

Uma doença já conhecida em todo mundo é a anorexia, cujo portador tem uma distorção de sua própria realidade, se imaginando mais gordo do que realmente é e, por causa disso, deixa de comer, praticando dietas que agridem a saúde e fazem com que o corpo do doente definhe.

A anorexia já é discutida desde os anos 80 e teve um grande avanço no inicio do nosso século por conta das modelos nas passarelas pelo mundo.

A novidade é que agora está ocorrendo o inverso: a gordorexia (ou fatorexia).Quem sofre desse distúrbio são gordinhos que não se vêem como realmente são. Estes gordinhos, ao se olharem no espelho, estão se vendo mais magros do que na realidade. Isso pode fazer com que o gordinho não tome o devido cuidado para não contrair as doenças que a obesidade pode acarretar.

No entanto, o termo gordorexia ainda não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e nem mesmo conhecido por muitos médicos brasileiros, embora existam alguns casos desde 2007, envolvendo pessoas que comiam alem do necessário porque se achavam magras demais quando na realidade já estavam num quadro de sobrepeso ou obesidade.

Assim como a anorexia, a gordorexia é mais comum entre mulheres, embora possa ocorrer em homens. De acordo com especialistas, é importante que as pessoas com o distúrbio realizem um tratamento: multidisciplinar com um endocrinologista para fazer o acompanhamento metabólico, um psicólogo para o acompanhamento mental, um nutricionista para realizar o acompanhamento alimentar e um educador físico para fazer com que esta pessoa se exercite de maneira adequada, para emagrecer e melhorar a saúde.


Aluna : Carolina mesquita

Fonte : google -> site desconhecido

2 comentários: