Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010




Um pedaço de Ouro Preto


A cidade foi fundada em 1711, em origem do arraial do Padre Faria e em outros arraiais, tendo recebido o nome de Vila Rica. Anos depois foi escolhida como capital de capitânia das Minas Gerais (1720). Em 2 de Setembro de 1980, foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade, instituído pela Unesco (Organização nas Nações Unidas para Educação). Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país. Foi cenário do movimento da Inconfidência Mineira, evento em que a elite lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. A escolha do nome foi baseada nas riquezas ali existentes, que fazia grande movimentação econômica da região e do país. Primeiramente recebeu a alcunha de Vila Rica, passando mais tarde a ter o nome de OURO PRETO.


Museu Aleijadinho



O museu Aleijadinho foi criado em 1968 com a finalidade de reunir em um só espaço peças de arte sacra e documentos gráficos com o precioso trabalho desse artista. Suas obras estão expostas em 4 diferentes ambientes: sala da Sacristia, sala da Cripta, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora da Mercês. Apesar de ter a maior parte de intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa.


Teatro Municipal de Ouro Preto



Fechado há mais de um ano para reforma, o Teatro Municipal, antiga casa de ópera de Vila Rica, é o mais antigo em funcionamento das três Américas. Foi inaugurado em 06/06/1770 com 400 lugares. O Teatro é hoje um dos monumentos mais visitados de Ouro Preto.A casa da Opera é um movimento de valor arquitetônico, estético e antropológico.
Tradições de Teatro:No início do século XVll, as mulheres não podiam atuar, seus papéis eram representados por homens. Tempos depois ele foi o primeiro teatro das Américas a receber mulheres em seu palco. Nele, passaram obras importantes, tais como :- Alexandre da Índia;- A Ciganinha ;- Triunfos de São Francisco e mundo da Lua;- Também o político e embaixador Rui Barbosa discursou no palco do Teatro Municipal de Ouro Preto.

Fontes: http://viagem.decaonline.com/imgs/Minas%20-%20Ouro%20Preto_circuito2.jpg
www.cidadebrasileira.brasilescola.com
http://casadaoperaop.wordpress.com/historia/

Texto:Carolina Rodrigues,Ana Carolina Bassoli e Deborah Santos
Imagem :Carolina Rodirgues,Ana Carolina Bassoli e Deborah Santos
Grupo:Ana Carolina Bassoli,Carolina Rodrigues e Deborah Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário