Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A DESNUTRIÇÃO


A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente nas crianças de paises não tão desenvolvidos. Segundo os médicos, a cada ano de 3,5 a 5 milhões de crianças menores de cinco anos morrem de desnutrição.

Causas: A causa mais frequente da desnutrição é a má alimentação. Pode ser causada também pela dificuldade de alimentação. Ou então por vermes roubando nutrientes e te deixando desnutrido.

Consequências: Coração: o coração perde massa muscular, assim como os outros músculos do corpo. Se a doença estiver mais avançada, pode levar há insuficiência cardíaca e até mesmo á morte.

Sistema imunológico: torna-se ineficiente. O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Então ocorrem, infecções intestinais, respiratórias e outros acometimentos. A cicatrização é lenta.

Sangue: É possível ocorrer um quadro de anemia relacionada à desnutrição.

Solução: A desnutrição não é um problema difícil, tampouco caro de se resolver. Segundo Dr. Hugo, do ponto de vista nutricional as soluções são simples e baratas, porém elas precisam vir acompanhadas de mudanças também no quadro social. Para ele, a solução passa pela reeducação alimentar da criança e da família, acompanhada de uma estruturação social que possibilite a essa família manter a qualidade de vida. "Vai além de tirar a criança do quadro de desnutrição, é uma questão política, social e educacional", diz.

Uma alternativa que tem mostrado resultados é a alimentação alternativa. A idéia começou a ser disseminada pela Pastoral da Criança, e consiste no aproveitamento máximo dos alimentos, evitando desperdícios e buscando novas fontes de nutrientes. A mais conhecida é a Farinha Múltipla, feita com farelos (de arroz e de trigo), da moagem de folhas verdes (de mandioca, batata-doce, abóbora) e de sementes (de girassol, melancia, etc.). Tudo isso moído, tostado e peneirado vira uma rica fonte de nutrientes.

Outro trabalho que vem trazendo soluções no Estado é o Projeto Ser Criança. Ele procura dar um atendimento integral às gestantes e às crianças de 0 a 6 anos, com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) e diminuir a mortalidade. Para tanto, o projeto envolveu três secretarias estaduais: da Saúde, da Educação e do Combate à Pobreza. A meta é atingir todos os municípios sergipanos até 2006.



Conclusão:

A desnutrição é um problema que ocorre quando o organismo se encontra carente de nutrientes essenciais para seu funcionamento. Tal problema pode se originar por causa de dietas desbalanceada má alimentação, anorexia, má absorção dos nutrientes por parte do intestino, perda excessiva de nutrientes provocada por alguma doença, insuficiência renal e outros agravantes. Normalmente, a desnutrição acontece em pessoas de baixa renda que não conseguem se alimentar da forma que o organismo precisa para funcionar bem.

Está comprovado que pessoas desnutridas estão mais propensas a doenças, pois esse problema debilita o sistema imunológico, facilitando o aparecimento de doenças oportunistas. Para reverter o quadro de desnutrição, é necessário ingerir alguns complexos vitamínicos e adotar uma dieta equilibrada, a fim de manter a quantidade essencial de água no organismo e ainda combater a perda de peso.



Mais informações sobre a desnutrição neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=7SwPp1b2CME&feature=player_embedded


Alunas : Carolina Dutra e Isaura Mello

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/desnutricao.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário