Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Culinária do Norte/Amazônia

“Pode ser considerada a cozinha mais nacional das cozinhas brasileiras.”

A culinária amazônica reúne receitas indígenas, européias e africanas, além de toques especiais trazidos pelos japoneses, libaneses e nordestinos que migraram para a região Norte na época do ciclo da borracha.
O peixe (por ter uma grande quantidade de rios) e a mandioca são ingredientes básicos da cozinha amazônica. A mandioca é preparada de várias maneiras: transformada em farinha para fazer o beiju ou a tapioca e misturada com água para o chibé ou o caribé (espécie de mingau). Os peixes mais usados na culinária são o pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim.
O açaí, o guaraná, a castanha-do-pará, o piqui, a pupunha, o murici e o cupuaçu são os frutos mais conhecidos da região Norte. São utilizados de várias maneiras: o açaí pode ser misturado com a farinha de mandioca ou ser tomado como suco ou sorvete, as castanhas são consumidas assadas, recobertas com chocolate, utilizadas em bolos, tortas ou outros tipos de doces.

Exemplos:

Piquiá: Fruto forte e oleoso, que costuma ser cozido para comer no intervalo das refeições, mas muita gente faz dele a sua refeição. Pode-se também beber o licor de piqui, uma bebida considerada fina.

Tucupi: É um líquido amarelo que se obtém com a fermentação do suco da mandioca e acompanha vários pratos, como o pato no tucupi.

Pupunha: Uma espécie de coquinho verde, bastante oleoso, que é fervido com sal para ficar vermelho ou amarelo. Pode ser salgada, mas também pode ser adoçada, virando a sobremesa.

Bacuri: Metade flor e metade fruto; deve ser colhido e comido em 24 horas, senão perde o frescor da polpa, azeda e apodrece. É possível comê-lo fresco, mas pode ser servido como doce em calda, como sorvete, cremes e pudins. O bacuri disputa com o cupuaçu a preferência local.

Pirarucu: Sua carne é branca, macia, muito saborosa, e é consumida grelhada, desfiada ou cozida.

Filé pirarucu: Conhecido também como o “bacalhau brasileiro”.

Fontes:

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/social/gastronomia-tipica/culinaria-da-amazonia-tem-influencia-indigena-10285.asp

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=552&Itemid=182

Grupo: Carolina Santo; Ana Carolina Bassoli; Deborah Santos.
Imagens, pesquisa, postagem, edição (tudo): Ana Carolina e Deborah.
Sala: 6m3

Nenhum comentário:

Postar um comentário