Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Costumes alimentares da Amazônia

A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país com forte influência indígena. Utilizando da natureza para tirar seu sustento, como frutas, leguminosas, verduras e a caça de aves, peixes e animais entre outros mais.

Os indígenas possuem uma alimentação com produtos naturais tais como mandioca, batata, milho e arroz em suas receitas, que são nutrientes indispensáveis para a nossa saúde; com um jeito próprio de preparar os alimentos, que podem ser cozidos, assados ou defumados e o uso de seu vocabulário e hábitos indígenas como: tucupi, tacacá, cupuaçu.

Algumas comidas que hoje possuem grande influencia da culinária indígena, como a farinha de mandioca, a tapioca ou biju, o pirão, a pamonha e o fubá.

Em geral, os índios têm uma alimentação variada e equilibrada. A carne – seja de peixe ou de caça – é a sua principal fonte de proteínas. Sua alimentação é baseada nos peixes de rio como o tucunaré, pintado, tambaqui, deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, e pratos que são temperados com pimenta.

Em geral, os índios têm uma alimentação variada e equilibrada. A carne – seja de peixe ou de caça – é a sua principal fonte de proteínas. Sua alimentação é baseada nos peixes de rio como o tucunaré, pintado, tambaqui, deliciosos pratos como pato no tucupi, tacacá e tambaqui na brasa, que podem ser temperados com pimenta.

Doces como a pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu feitos com frutas exóticas, como o açaí e o cupuaçu, são um grande atrativo da culinária do Amazonas.

Frutas, como o cupuaçu, açaí, bacuri, taperebá, uxí, graviola, castanha-do-pará, tucumã, sapota, camu-camu, ingá-açu, sapucaia, araçá, biriba, buriti cupuaçu, noni, pitomba, cubiu, pupunha entre outras podem ser usadas no preparo de sorvetes, doces, refrescos ou sucos, e fazem parte da alimentação do povo da região do Amazonas.

Algumas frutas:


Açaí

Graviola


Cupuaçú


Araçá-boi


Sapota


Guaraná


Buriti


Ingá


Noni

Fontes:

http://cyberdiet.terra.com.br/conhecendo-a-culinaria-brasileira-regiao-norte-2-1-1-592.html

http://www.timoteo.cam.mg.gov.br/historia/casa-de-memoria/comida-tipica

http://www.alienado.net/alimentacao-dos-indios/

TRABALHO POR:
Talita Amanda, Carolina Dutra, Beatriz,Isaura Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário