Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

Turismo gastronômico em Minas Gerais









































A Gastronomia e sua relação com o turismo


Durante muitos anos as pessoas caracterizavam um lugar pela sua arquitetura, mapa, tudo que era realmente "visível" e que acabava sendo considerado patrimônio cultural e, consequentemente, atrativo para os turistas. As festas tradicionais, danças típicas, música e até mesmo a própria culinária foram e ainda são muito importantes na caracterização do comportamento de uma comunidade.


"A culinária de um determinado lugar é capaz de caracterizar sua cultura, tanto pelo modo de preparo, quanto pelos ingredientes utilizados, ou até mesmo pelo seu significado para a população". (1)


Enquanto os anos foram se passando, a culinária foi tomando lugar nas viagens dos turistas. A gastronomia virou uma marca registrada de Minas. Hoje já existem festivais, feiras em cidades mineiras que recebem pessoas do mundo inteiro. Em algumas cidades também existem competições entre restaurantes e bares.


A culinária mineira é uma mistura da herança cultural de diversos povos que formaram o Estado. Com a descoberta do ouro e do diamante em Minas, milhares de pessoas de todas as partes do país surgiram em busca de dinheiro.


A raiz da gastronomia mineira não está ligada nem à arte de comer bem dos grandes gourmets, nem a ciência da alimentação dos nutricionistas. Relaciona-se ao instinto de sobrevivência e à sede de nutrição, básico para a vida animal.


"Minas Gerais está para a gastronomia do Brasil, assim


como a França está para a culinária do mundo" (3).


Em Juiz de Fora existe o JF Sabor, que é o principal festival gastronômico da Zona da Mata Mineira. Em que pelo menos 40 restaurantes participam. Esse ano será do dia 15/09 a 31/10 de 2010.


Para maiores informações acesse: http://www.jfsabor.com.br


Na capital do nosso Estado, Belo Horizonte - BH, que é nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", existe na cidade cerca de 14.000 estabelecimentos - mais bares por pessoa do que qualquer outra cidade do Brasil.


Todos os anos no mês de abril é realizado o festival Comida di Buteco, competição anual de bares e botecos de BH. Todas as noites do mês disputam em categorias como higiene, temperatura da cerveja, serviço e, principalmente, o melhor tira-gosto. Os vencedores são decididos não só pelos jurados, mas também por votação popular.
Outra cidade mineira que tem muita importância no meio gastronômico é Tiradentes. Esse ano o XIII Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai abordar o tema "Mulheres".




A cidade será - de 20 a 29 de agosto - o cenário de vários espetáculos culturais e deliciosas atrações, como os Festins (jantares especiais), o Fórum Gastronômico, a Cidade do Chef, o Tour Gastronômico e muito mais. Esse evento já está a 13 anos temperando o clima de uma das mais belas cidades históricas de Minas Gerais e faz parte do Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia.






Os Festins (jantares mais que especiais) são os mais disputados - "ingressos para festins foram esgotados em 24 horas" - avisa o site do evento (5).




Uma entrada é no valor de R$ 330,00. Cada jantar tem um nome, que está de acordo com a aparência, gosto e nacionalidade dos pratos. Esse ano os festins adquiriram os seguintes nomes: Herança Cultura, Sabores da África do Sul, Liberdade de Expressão, Sopros do Mediterrâneo, A La Minute, A cozinha impressionista do sul da França, Luxo e Integração e Lembranças da Nonna.




Todos pelos menos consistem em ter a "entrada", o prato "principal" e a "sobremesa", todos acompanhados de diferentes harmonizações - bebidas. Alguns tem até "pré-sobremesa"!.




Fontes/sites:














Imagens, texto e pesquisa: Ana Carolina Junqueira Bassoli
























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário